Os moradores dos bairros Centenário, Cinturão Verde, Nova Canaã, Jóquei Clube, Cambará, Jardim Olímpico, Jardim Tropical, Silvio Leite, Equatorial, Alvorada e Pintolândia, em Boa Vista, receberam o comunicado da Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima) e já podem fazer a interligação das residências à rede de esgotamento sanitário.
Os comunicados para os moradores do bairro Asa Branca começaram a ser entregues nesta segunda-feira, 10, e segue para os bairros Raiar do Sol, Nova Cidade, Bela Vista, Professora Araceli Souto Maior, Silvio Botelho, União e Jardim Caranã, até que todo o sistema da quarta e quinta etapas esteja ativado.
Conforme o diretor Comercial e do Interior, Cícero Batista, os moradores que receberem o comunicado físico da empresa têm o prazo de 10 dias, a contar da data de notificação, para providenciar a interligação à rede. Após esse período, a taxa de cobrança de utilização da rede de esgotamento sanitário será inserida no sistema.
“A companhia apenas administra a rede de esgotamento sanitário em via pública. O ponto de esgoto fica na frente do imóvel e é de responsabilidade do morador a contratação um profissional hidráulico [encanador] para interligar a rede da casa ao sistema da Caer”, explicou Cícero.
Os moradores que tiverem dúvidas sobre a disponibilidade da rede de esgoto na rua da sua residência podem entrar em contato com a Caer pelo 0800-280-9520, ou no telefone do setor de cadastro: 2121-2218. A Caer alerta ainda que não é permitido canalizar as águas da chuva nem de piscinas para rede de esgoto, sendo proibido a utilização de fossas sépticas ou similares.
“Orientamos que os moradores façam a interligação para usufruir do sistema, pois, uma vez disponível para uso, a tarifa será cobrada conforme a Lei 1.182/2017. Além de que, o tratamento do esgoto sanitário traz benefícios para a saúde pública, qualidade de vida da população e ao meio ambiente”, disse o presidente da Caer, James Serrador.
O sistema
A rede de esgotamento sanitário teve um investimento de R$ 135 milhões, recursos oriundos de convênio com o Ministério das Cidades, deixando a capital Boa Vista com cobertura de 93% de esgotamento sanitário. Em 2008, a capital possuía 259km de rede de esgoto, atendendo a 6.267 de ligações domiciliares.
Em 2019, foi concluída a 5ª etapa e, em 2020, a 4ª etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, passando Boa Vista a dispor de 46 Estações Elevatórias de Esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto e quase 70 mil ligações de esgoto ativas atualmente.