Criada em 04 de março de 1969, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) tinha sua sede localizada na rua Coronel Pinto, no centro de Boa Vista ao lado da Imprensa Oficial, onde permaneceu por mais um ano. A empresa nasceu com a missão de universalizar a prestação de serviços de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário, promovendo a saúde pública, bem-estar social e o desenvolvimento econômico do Estado.
Em 1970 foram implantados na capital 37 km de rede de distribuição em tubulação de fibrocimento (amianto), e somente 30 ligações domiciliares. O sistema de abastecimento era composto pela água bombeada de dois poços tubulares (semiartesianos), e distribuída em caminhões pipas, que abasteciam os camburões e as cisternas das residências.
A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída em 1972, com capacidade de 170 litros por segundo. Ela abastecia os reservatórios elevados dos bairros São Pedro e São Vicente. A construção da segunda ETA foi em 1979, capaz de produzir 200 litros por segundo. Outros poços foram perfurados em 1985.
Hoje existem 55 poços em atividade na capital e três ETAs, com capacidade de tratar até 1200 litros por segundo.
O Sistema de Esgotamento Sanitário de Boa Vista foi implantado em 1975, com 52 km de rede coletora. Atualmente, a Caer tem implantado 921.861 km de rede. Em 1994 foi inaugurado a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), formada por 5 lagoas de estabilização e um tratamento natural, com capacidade de tratar a vazão de 1.260 metros cúbicos por hora. Hoje, a capacidade de tratamento pode chegar a 4.890 metros cúbicos por hora.
A primeira diretoria executiva da CAER era composta por:
- Ten. Cel. Daniel Cruz da Costa - Diretor Presidente;
- Longuinho Marques da Costa - Diretor Técnico;
- Virgilio Barbosa de Melo - Diretor Administrativo.
O primeiro presidente da empresa foi Walter Bastos de Melo, e o primeiro município do interior a ser atendido pela Companhia foi Caracaraí.
Prestar adequadamente os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com equilíbrio econômico-financeiro, universalizando o atendimento, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e da saúde da população.
Ser modelo de gestão em saneamento, autossustentável, integrada e comprometida com a sociedade e meio ambiente, oferecendo um serviço diferenciado e reconhecido pelos clientes.