04/03/2021
CENTENÁRIO - Caer instala medidor de pressão para identificar problemas na rede de distribuição

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) iniciou nesta quarta-feira, (03), a medição em vários pontos no bairro Centenário para, em um período de 24 horas, identificar os locais com baixa pressão e buscar resolver a situação que ocorre há dias e está afetando o abastecimento na região.    

 

O bairro possui três poços artesianos com capacidade de produção de 114 m3/h, além de reforço de outros dois poços no bairro Jóquei Clube e do CRD (Centro de Reservação e Distribuição) Buritis.

 

Técnicos da empresa constataram a redução na pressão da rede em alguns logradouros no bairro, realizaram os serviços de medição e verificação da vazão dos poços e está trabalhando emergencialmente para verificar possíveis fugas nas galerias de drenagem ou, possivelmente, na rede de esgoto que possa estar ocasionando a baixa pressão.

 

Os medidores de pressão foram instalados em residências na Rua Engenheiro Carlos Geraldo após a verificação da pressão das redes nas ruas, verificação da vazão dos poços. Os técnicos também estão realizando uma inspeção minuciosa nas galerias pluviais e esgoto.

 

“Todos os procedimentos dentro das características operacionais da empresa foram feitas e não identificamos o problema, contudo, a equipe continua averiguando a situação”, destacou o presidente da Caer, James Serrador.

 

Uma das hipóteses levantadas é a existência de inúmeras bombas da rede interna das residências que estão retirando a pressão da rede e comprometendo o abastecimento de outras residências, alertou o presidente.

 

Essa prática configura crime de usurpação de águas previsto no artigo 161, § 1º, I, do CP: I - desvia ou represa, em proveito próprio ou de outrem, águas alheias. A pena é de detenção de um a seis meses e multa.

04/03/2021 10:15 - ASCOM/CAER
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados