Pesquisar no site

Estação de Tratamento de Água - ETA

eta

O abastecimento de água da capital está dividido em dois sistemas: Captação superficial das águas do Rio Branco, localizado no bairro São Pedro, que através de duas adutoras, encaminham a água bruta para as duas estações de tratamento de águas (ETA) e captação subterrânea realizadas em diversos bairros da cidade através dos 62 poços tubulares instalados. As águas bombeadas destes poços recebem cloração antes de serem encaminhadas para o abastecimento.

Os sub-sistemas estão localizados nos bairros: Buritis, Caranã, Pintolândia, Tancredo Neves e Jardim Equatorial.

O Processo de tratamento da àgua é constituído das seguintes etapas:

1. Captação: É constituída pelo conjunto de bombas e motores, que possibilitam a retirada de água do Rio Branco para o tratamento.

2. Coagulação: Consiste na adição e dispersão do sulfato de alumínio (coagulante) na água para a sua floculação, o qual é adicionado no ponto de maior agitação.

3. Floculação: É o agrupamento (união) dos coágulos, formando os floco, a qual se realiza nos floculadores.

4. Decantação: É o processo no qual ocorre a deposição (precipitação) em suspensão, pela ação da gravidade realizada nos decantadores.

5. Filtração: Consiste em passar a água através de substancias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.

6. Correção de PH: Dá-se com adição na água filtrada de uma solução de leite de cal, Ca (OH), hidróxido de cálcio, afim de torná-la neutra (ph=7) evitando sua corrosividade.

7. Cloração e Fluoretação: Nesta etapa final do tratamento da água, adiciona-se cloro gasoso, (Cl) para a sua desinfecção, (eliminação de bactérias patogênicas). Na fluoretação adiciona-se composto de flúor na água, o qual é benéfico ara a prevenção da cárie dentária.

Após todas essas etapas de tratamento a água é armazenada em reservatórios apoiados com capacidade de 3.000 metros cúbicos e depois enviada através de bombas para os reservatórios elevados dos bairros São Pedro e São Vicente, depois distribuida na cidade.

Indicadores de Água
1.515 km
83.641
36.049.465 m3/ano
299.672 (98%)

Galeria de Fotos

Foto 1
Início