Pesquisar no site

A Empresa

eta-antiga eta-nova

Criada em 04 de março de 1969, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) tinha sua sede localizada na rua Coronel Pinto, no centro de Boa Vista ao lado da Imprensa Oficial, onde permaneceu por mais um ano. A empresa nasceu com a missão de universalizar a prestação de serviços de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário, promovendo a saúde pública, o bem estar social e o desenvolvimento econômico do Estado.

Em 1970 foram implantados na capital 37 km de rede de distribuição em tubulação de fibro cimento (amianto), e somente 30 ligações domiciliares. O sistema de abastecimento era composto pela água bombeada de dois poços tubulares (semi artesianos), e distribuída em caminhões pipas, que abasteciam os camburões e as cisternas das residências.

A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) foi construída em 1972, com capacidade de 170 litros por segundo. Ela abastecia os reservatórios elevados dos bairros São Pedro e São Vicente. A construção da segunda ETA foi em 1979, capaz de produzir 200 litros por segundo. Outros poços foram perfurados em 1985.

Hoje existem 44 poços em atividade na capital e três ETAs, com capacidade de tratar até 1200 litros por segundo.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Boa Vista foi implantado em 1975, com 52 km de rede coletora e em 1994 foi inauguração a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), formada por 5 lagoas de estabilização e um tratamento natural, com capacidade de tratar a vazão de 1.260 metros cúbicos por hora. Hoje, a capacidade de tratamento chega a 4.890 metros cúbicos por hora.

A primeira diretoria executiva da CAERR era composta por:

- Ten. Cel. Daniel Cruz da Costa – Diretor Presidente;
- Longuinho Marques da Costa – Diretor Técnico;
- Virgilio Barbosa de Melo – Diretor Administrativo.

O primeiro presidente da empresa foi Walter Bastos de Melo, e o primeiro município do interior a ser atendido pela Companhia foi Caracaraí.

Início