Pesquisar no site

ÓLEO DE COZINHA NÃO PODE IR PARA O RALO DA PIA

Um pequeno gesto que faz muito pela natureza.

O óleo de fritura descartado na pia da cozinha entope a rede de esgoto e prejudica a estrutura do seu encanamento como também pode causar o refluxo do esgoto para dentro de casa. Além de aumentar os custos com a manutenção do encanamento, o óleo polui rios e igarapés e impacta negativamente a vida aquática, causando a morte de peixes.

Um único litro de óleo de cozinha pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Ajude a preservar os nossos rios. Armazene o óleo usado em recipientes, como garrafa de plástico, e leve a um dos pontos de coleta, entre eles, as agências da CAER, em Boa Vista, e as igrejas católicas. E se você conhece alguém no seu bairro que utilize óleo de fritura para fazer sabão em pedra caseiro, doe o resíduo. A sua atitude ambiental faz diferença e ajuda a vivermos em um ambiente saudável. Compartilhe essa ideia!


PALESTRAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES INDÍGENAS

Uma das maiores preocupações ambientais das lideranças indígenas em Roraima é a destinação final dos resíduos. Em algumas comunidades, tudo é descartado em lixões, e em outras, o lixo é enterrado. Nas duas situações existe o problema de saúde e de meio ambiente. O acúmulo de lixo entorno da comunidade, atrai insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças, como dengue, Zica vírus e chikungunya. Outro problema também é a contaminação do lençol freático. Todas as comunidades consomem água de poços artesianos. Sem coleta seletiva e permanente, o problema se agrava. No período de chuva, o lixo próximo da margem do rio, pode ser arrastado pela enxurrada e poluir o leito. Para amenizar essa problemática, o Núcleo de Meio Ambiente da CAER, em parceria com a Femarh e Eletronorte, tem feito um trabalho ambiental, por meio de palestras de educação ambiental e campanhas para coleta seletiva de resíduos. É um trabalho que também deve envolver os profissionais de saúde e meio ambiente de todos os municípios. Com isso, a atuação será mais ampla para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades tradicionais.


CAMPANHA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO INFANTIL

Desde cedo é importante despertar nas crianças a consciência ecológica, para que elas se sintam parte do meio em que vivem e pratiquem hábitos saudáveis, como tomar banho até 5 minutos e fechar a torneira da pia quando estiver escovando os dentes. Além de não desperdiçar água, ajuda a reduzir o valor da conta mensal e preserva os rios. O Núcleo de Meio Ambiente da CAER leva campanhas ambientais para todas as escolas, da capital e do interior. O agendamento pode ser feito pelo portal da Companhia, por e-mail ou por telefone:

E-mail: nma@caer.com.br
Portal: www.caer.com.br
Fone: (95) 98403-9077