17/08/2020
Caer firma parceria para melhorar serviços de saneamento em abrigo de refugiados

Representantes da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) se reuniram nessa sexta-feira, 14, com representantes do Exército Brasileiro, da Acnur (Agência da ONU para Refugiados) e da ONG Fraternidade (Federação Humanitária Internacional) para elaborar um plano de medidas visando melhorar a qualidade de vida dos cerca de 600 indígenas venezuelanos que residem no abrigo da Operação Acolhida, no bairro Pintolândia.

Dentre as medidas, estão a reativação de um poço artesiano e a interligação da rede de esgotamento sanitário do abrigo à rede da Caer. Para a execução dos serviços, a ONG Fraternidade fornecerá o material e a Caer, a mão de obra especializada.

Conforme o coronel do Exército, Júlio André, presente na reunião, os transtornos com extravasamentos e mau cheiro são constantes. A rede de captação, segundo ele, não atende aos moradores do abrigo.

  “O sistema de esgotamento sanitário reflete na qualidade de vida e na saúde das pessoas. Com a interligação que faremos, os extravasamentos irão cessar”, explicou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizangela Rodrigues.

Na próxima segunda-feira, 17, uma equipe de técnicos da Caer fará a avaliação do poço artesiano desativado há anos para verificar a possibilidade de reforço no abastecimento do abrigo. Técnicos do Núcleo de Controle de Qualidade também farão as análises necessárias para consumo, respeitando o rigoroso sistema de controle, que atesta a potabilidade da água distribuída à população.

“Nossas equipes estarão empenhadas em resolver o problema do abrigo e, com a reativação do poço, vamos proporcionar a sustentabilidade do suprimento de água para os imigrantes”, destacou a diretora de Tecnologia e Gestão do Sistema de Água, Anabel Mota.

17/08/2020 08:25 - Ascom Caer
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima - Todos os direitos reservados